Com o passar dos anos, foi tendo um aumento exponencial da capacidade de se lidar com dados extensos de maneira rápida e prática, além disso se faz necessário no mercado atual que os recursos estejam sempre disponíveis e a pronto uso para o usuário, tendo em vista esse cenário se fez necessário o surgimento de uma tecnologia como new sql.

Esses bancos de dados new sql, tem como principal objetivo promover melhorias de desempenho presentes em bancos de dados no sql, sem perder a característica principal dos bancos de dados relacionais comuns, o ACID(Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade).

NewSQL: what's this? - SogetiLabs

As Maravilhas do New SQL:

Bancos de dados new sql, apresentam 2 principais características, são elas: in-memory-database e lidar com falhas.

No new sql, as principais informações e dados que são utilizados em nosso banco, são mantidos na memoria interna, isso resulta na capacidade de captura muito rápida de toda informação desejada, sem ter que percorrer por servidores “buscando” os dados. Entretanto, como tudo na vida existe os pós e contras, e como ponto negativo esse tipo de sistema tem um custo consideravelmente alto para conseguirmos manter um sistema com memoria local, suficientemente grande para armazenar a maior parte da informação.

Como as principais SGBD’s para new sql, podemos listar: MEMSql, VoltDB, Sql Fire, Cockroach entre ourtas.

Problemas do New SQL:

Além do problema já citado, bancos new sql apresentam alguns outros problemas, estes não estão relacionado diretamente a sua tecnologia mas sim a aplicação prática.

Isso se da possivelmente por alguns motivos, dentre eles: A falta de conteúdo literário para estudo dessa ferramenta em comparação a bancos relacionais por exemplo, número reduzido de profissionais atuando nessa área e outro ponto é o fato de grande corporações não usarem esse tipo de banco de dados como tecnologia principal em seus sistemas.

Que tipo de Banco de Dados utilizar | Solvimm

Por isso, um bom programador não deve ter um “amor” por uma tecnologia especifica, sempre deve por a racionalidade na frente para escolher quando e onde usar bancos específicos, teremos situações onde bancos relacionais serão melhores que usar bancos no sql por exemplo, e vice-versa. Ou seja, devemos ter em mente os pós e contras na hora de selecionarmos uma ferramenta.