Atualmente, Inteligência Artificial está presente em tecnologias do dia a dia, da busca do Google que completa o que você vai digitar, até as recomendações do Netflix e Spotify, todos nós usamos IA de uma forma ou de outra.

No entanto, para quem não faz parte da área da computação, conceitos de IA são abstratos, coisa de ficção científica. Neste post queremos mostrar um pouco da pesquisa existente para o ensino de Inteligência Artificial no ensino fundamental e no ensino médio.

Por quê aprender sobre IA?

Existe a preocupação de que no futuro muitas profissões sejam desvalorizadas ou extintas com os avanços de IA e robóticas, como motoristas, atendentes de supermercado, possivelmente até alguns profissionais da saúde e do direito podem perder suas vagas para máquinas. Neste caso, é essencial preparar as futuras gerações com o conhecimento necessário para conseguir prosperar num futuro mercado de trabalho.

Outro ponto a se considerar é que como IA faz parte do nosso dia a dia, mesmo fora do âmbito profissional, torna-se importante entender os possíveis riscos e cuidados a se tomar quando se utiliza uma aplicação que faz uso de IA.

Crianças e jovens conseguem entender conceitos de IA?

Apesar de IA ser um campo que envolve muita matemática complexa, vários conceitos podem ser simplificados para que qualquer um possa entender, da mesma forma que aprendemos sobre física e química no colégio! Existem plataformas como o Google Teachable Machine que fazem muito do trabalho duro, permitindo ter uma experiência de primeira mão em criar um modelo de Machine Learning.

Além disso, existem formas de aprender a programação necessária de uma forma fácil de compreender e acessível para todos, por meio de linguagens de programação baseadas em blocos. Linguagens em blocos permitem que o usuário crie programas usando uma interface visual, encaixando blocos que servem como as funções de programas usuais. Existem diversas delas, como Snap! e Scratch, assim como o App Inventor, que permite criar aplicativos de celular, e todas podem ser usadas pelo navegador, direto da web.

Exemplo de um programa simples no Snap!

Programas em linguagens baseadas em blocos, como na imagem acima, são feitos encaixando os blocos como legos, e os blocos são separados por cor para facilitar o uso. Essas plataformas de programação já são utilizadas para ensinar programação, e são especialmente boas para engajar uma turma de ensino fundamental ou médio, pois permitem criar animações, jogos, ou qualquer tipo de programa que o usuário pensar.

Mas esses bloquinhos conseguem criar uma IA?

Por incrível que pareça, sim! Diversas ferramentas permitem integrar tecnologia de IA e Machine Learning com linguagens baseadas em blocos, criando blocos que implementam essas tecnologias, uma vez que as plataformas mencionadas são Open Source, fazendo-as gratuitas para usar e modificar.

Um ótimo exemplo da aplicação destas plataformas para ensinar IA é neste artigo publicado em 2018 , que detalha uma oficina feita na Indonésia feita com estudantes entre 16 e 17 anos. Na oficina foi usada uma biblioteca do projeto eCraft2Learn que fornece funcionalidades de reconhecimento e síntese de fala, assim como Machine Learning para a linguagem de programação Snap!. Na avaliação feita pelos autores do artigo, os resultados foram positivos, com a interface de blocos auxiliando na criação de aplicações simples e na compreensão da funcionalidade de IA.

Atualmente, o PET está trabalhando em conjunto com a iniciativa Computação na escola para disponibilizar um curso online de Machine Learning, então fiquem ligados, pois Inteligência Artificial é muito mais acessível do que se imagina!